O QUE É BALANCED SCORECARD - BSC?

Instrumento gerencial que traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. O BSC deve ser utilizado como um sistema de comunicação, informação e aprendizado, não como um sistema de controle.
BALANCED SCORECARD é uma ferramenta completa que traduz a visão e a estratégia da empresa num conjunto coerente de medidas de desempenho. O Balanced Scorecard traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
A missão abrangente da organização representa o ponto de partida que esclarece a razão de ser da organização. A missão e seus respectivos valores essenciais são bastante estáveis no tempo. A missão abrangente da organização representa o ponto de partida que esclarece a razão de ser da organização. A missão e seus respectivos valores essenciais são bastante estáveis no tempo.
A Visão da organização pinta um quadro do futuro que ilumina sua trajetória e ajuda os indivíduos a compreender por que e como respaldar os esforços da organização. Deflagra o movimento que se inicia na estabilidade da missão e dos valores essenciais para promover o dinamismo da estratégia, o passo seguinte do contínuo.
A visão cria a imagem do destino.
A estratégia define a lógica de concretização da visão.
Visão e estratégia são complementos essenciais.
A estratégia se desenvolve e evolui no tempo, para enfrentar as condições em mutação impostas pelo mundo real. A estratégia especifica trajetórias e prioridades gerais. A implementação da estratégia começa pela capacitação e envolvimento das pessoas que devem executá-la. A estratégia não é (ou não deve ser) um processo gerencial isolado. É parte de um contínuo que começa, no sentido mais amplo, com a missão da organização, que deve ser traduzida para que as ações individuais com ela se alinhem e lhe proporcionem apoio.
A comunicação da visão e da estratégia da empresa aos funcionários deve ser vista como uma campanha de marketing interno. As metas dessa campanha são idênticas às das campanhas tradicionais: gerar conscientização e influenciar o comportamento. A comunicação do BSC precisa aumentar a compreensão que cada indivíduo tem da estratégia e a motivação para agir no intuito de alcançar os objetivos estratégicos.As organizações focalizadas na estratégia compreendem bem a importância de comprometer e alinhar todos os Empregados com a estratégia, pois são as pessoas que efetivamente implementarão a estratégia.
O balanced scorecard fornece as organizações poderosa ferramenta de comunicação e alinhamento. Ele converge as energias e talentos dos empregados para os objetivos estratégicos. As empresas devem encarar a divulgação do Balanced Scorecard entre os empregados como campanha estratégica fornecendo feedback sobre a estratégia através do próprio BSC. Excesso de concentração na tecnologia (disponibilidade de dados, interface gráfica, links de e-mail etc), no entanto o contexto cultural do sistema de relatórios e feedback tem muito mais potencial de impacto positivo e negativo do que a Tecnologia. O BSC permite que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso de capacidades e na aquisição de ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro. O que não é medido não é gerenciado.Com o BSC criamos uma atitude mental voltada para o desempenho.
Maria Amorim